Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BerenicePerpetuaSimao.pdf684,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os aspectos da cultura corporal abordados pelo currículo de educação física escolar na região ribeirinha de Porto Velho
Autor(es): Simão, Berenice Perpetua
Orientador(es): Monteiro, Alan Rogério Lara de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Cultura corporal
Currículo escolar
Data de apresentação: 8-Ago-2012
Data de publicação: 20-Mar-2013
Referência: SIMÃO, Berenice Perpetua. Os aspectos da cultura corporal abordados pelo currículo de educação física escolar na região ribeirinha de Porto Velho. 2012. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a aplicabilidade da Educação Física escolar na área ribeirinha de Porto Velho, Rondônia quanto a inclusão das expressões da cultura corporal da região estudada. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou instrumento de entrevistas com questionários semi-estruturados analisando os dados a partir das teorias da cultura corporal estudadas por Jocimar Daólio e Suraya Darido. A coleta foi realizada na Escola Municipal Henrique Dias nas turmas de ensino Fundamental e Médio a partir do 8º. ano. O levantamento de dados mostrou grande diversidade da cultura corporal na região sendo que as aulas de Educação Física incorpora apenas um deles: o futebol – atividade mais expressiva apontada pela pesquisa. Sendo assim pesquisa concluiu que, apesar da diversidade da cultura corporal da região a prática não se traduz numa educação física que incorpora toda a cultura corporal em suas aulas, fato que pode causar uma reflexão na modificação e adaptação dos currículos naquela região. Os estudos trouxeram contribuições relevantes para Educação Física Escolar principalmente porque discute em específico a realidade da educação ribeirinha na Amazônia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Porto Velho-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons