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Título: O impacto da inclusão digital no cotidiano de idosos
Autor(es): Santos, Daiane Maciel dos
Orientador(es): Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Coorientador(es): Abreu, Carolina Becker Bueno de
Assunto: Inclusão digital
Inclusão social
Idosos
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 19-Mar-2013
Referência: SANTOS, Daiane Maciel dos. O impacto da inclusão digital no cotidiano de idosos. 2012. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Introdução: A informática está cada vez mais presente em nosso cotidiano e pode representar um desafio para aqueles que não estão acompanhando esta evolução. A inclusão digital se apresenta como uma ferramenta que pode auxiliar na manutenção da independência e da autonomia do idoso. Com o objetivo de promover a inclusão digital e social de idosos, foi implementado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos o Projeto de Extensão TO Clicando, que oferece oficinas de informática, memória, lazer e atividades manuais a idosos da instituição e da comunidade. Objetivo Geral: Verificar o impacto da oficina de informática no cotidiano dos idosos participantes. Objetivos específicos: Constatar se os idosos utilizam os recursos aprendidos na oficina de informática em outros contextos de vida; identificar quais recursos de informática são aplicados no seu cotidiano e como são aplicados; verificar se a participação em tal oficina favorece a inclusão social e como isso ocorre e verificar se os idosos se consideram incluídos digitalmente após a participação na oficina de informática. Métodos: Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal. Participaram 8 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, que frequentaram pelo menos uma oficina de informática oferecida pelo Projeto de extensão TO Clicando. Para análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo. Resultados: Participaram dois homens e seis mulheres com média de 70,75 anos de idade, dois viúvos e seis casados, um residente da instituição e sete residentes da comunidade. Seis relataram utilizar os recursos aprendidos no curso em seu cotidiano, e dois disseram não utilizar. Os recursos mais utilizados são email, internet (para compras, pesquisas e entretenimento), editor de textos e jogos (para estimulação de memória e lazer). A participação favoreceu a inclusão social, pois facilitou a comunicação com outras pessoas e familiares e criou novo círculo social composto pelos colegas e monitores do curso. Todos se consideram incluídos digitalmente, apesar de relatarem ser necessário aprimorar os conhecimentos. Considerações finais: Este estudo permitiu discutir a inclusão digital de idosos por meio de oficina de informática, identificando, ainda, seu impacto no cotidiano do idoso.
Abstract: Introduction: Information Technology is increasingly present in our daily lives and can represent a challenge for those who are not following this evolution. Digital inclusion is presented as a tool that can assist in maintaining the independence and autonomy of the elderly. Aiming to promote digital and social inclusion of the elderly, had been implemented in an institution of Nursing Home the Extension Project TO Clicando (clicking) offering computer workshops, memory, leisure and manual activities to the elderly who lives at Nursing Home and community. General Objective: Check the impact of participation in computer workshop in the lives of elderly. Specific Objectives: Analyze if the elderly use the resources learned in other life situations; identify which Information Technology resources are applied in their day-to-day and how they are applied, and verify that participation in this workshop promotes social and digital inclusion and how this happens. Methods: Exploratory qualitative research, using focus group technique. 8 elderly participants aged 60 or over, who have attended at least one computer workshop offered by Extension Project TO Clicando. For data analysis content analysis were used. Results: Participants were 2 men and 6 women with a mean of 71.5 years of age, 2 widowers and 6 married, one resident of the institution and 7 community residents. 5 reported using the resources learned in the course in their daily lives, and 2 don’t use, one for not have a computer at home and another for not like computer. The resources are used more were email, internet (for shopping, research and entertainment), text editor and games (for memory stimulation and pleasure). Participation favored social inclusion, as facilitated communication with other people and family and created new social circle composed of course colleagues and monitors. All consider themselves digitally included, although reporting is necessary to improve the knowledge. Conclusion: This study allowed to discuss the process of digital inclusion from the perspective of aging and the main factors that influence this process of inclusion, noting that digital inclusion can have great impact on the lives of the elderly, facilitating the tasks performed in their daily lives and improving their quality of life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2012.
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