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dc.contributor.advisorAbreu, Carolina Becker Bueno de-
dc.contributor.authorSantos, Lídia Isabel Barros dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Lídia Isabel Barros dos. A percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitiva. 2012. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2012.en
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Nos últimos anos aumentou o número de profissionais de saúde que utilizam jogos computacionais para estimulação cognitiva de idosos com déficit cognitivo leve e demência leve. Contudo, a quantidade de estudos específicos é pequena e quase não há interface adaptada para as necessidades desse público. Sendo assim, construiu-se no Projeto Promoção do Desempenho Cognitivo (ProDC), um sistema com jogos computacionais para idosos. OBJETIVO: Analisar as percepções dos idosos com relação às facilidades e dificuldades encontradas para o uso de computadores e de jogos, e, por fim, verificar suas opiniões com relação ao uso dos jogos para fins terapêuticos. MÉTODOS: Essa é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa das análises das percepções de idosos, após participarem de um programa de estimulação cognitiva com os jogos do ProDC. Aplicou-se um questionário semi-estruturado, construído pela pesquisadora considerando o contexto da pesquisa. RESULTADOS: Nesta pesquisa, 83,33% (5) da amostra é do gênero feminino e 16,66% (1) do gênero masculino, com média de idade de 71,5 anos (64-81 anos) e escolaridade média de 10,83 anos de estudo formal (6-18 anos). Destes, 66,66% (4) já tinham contato prévio com o computador, e 33,33% (2) o usavam pela primeira vez. Todos os participantes acreditam que a utilização de jogos computacionais é um bom recurso terapêutico para estimulação cognitiva do idoso. DISCUSSÃO: Os pontos que demandam correções e ajustes, revelaram a necessidade de explorar melhor as carências e as limitações do idoso frente a utilização do computador. Os aspectos físicos da máquina e as características visuais podem se tornar uma barreira de acesso e interação entre o idoso e o computador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se que mesmo os idosos que apresentaram alguma dificuldade no início do seu contato com o computador, permitiram-se conhecer, e por fim, gostaram da experiência. Esse fato revela a boa aceitabilidade que os idosos pesquisados tiveram ao utilizar jogos computacionais planejados e criados de acordo com a peculiaridade do usuário idoso e seu comprometimento cognitivo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordJogos por computadoren
dc.subject.keywordIdosos - saúdeen
dc.subject.keywordDemência senilen
dc.titleA percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-03-19T13:13:05Z-
dc.date.available2013-03-19T13:13:05Z-
dc.date.issued2013-03-19T13:13:05Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4626-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoMeneses, Kátia Vanessa Pinto de-
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