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Título: A influência do estado nutricional no desenvolvimento motor de escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Zeno Ramos
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Educação física para crianças
Crianças - nutrição
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: GOMES, Zeno Ramos. A influência do estado nutricional no desenvolvimento motor de escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2012. xv, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar o estado nutricional e o desenvolvimento motor de crianças em fase escolar do 4º e 5º ano de uma instituição pública rural do Município de Porto Velho/RO com a faixa etária de 10 a 14 anos de idade dos quais estão com o desenvolvimento motor em evolução. O referido trabalho desenvolveu uma analise com base nas medidas antropométricas do peso e estatura (IMC) destacando os dados e equiparando com as curvas de crescimento além de desenvolver a bateria de teste KTK, que busca nesse trabalho identificar e comparar a coordenação motora dos referidos alunos. De modo geral, os resultados obtidos com a pesquisa mostram que o estado nutricional da amostra encontra-se em uma condição abaixo do peso. Para as meninas detectou uma inferioridade na no IMC e uma classificação de normal para os meninos. Quanto ao teste KTK encontraram-se dados que mostra uma coordenação insuficiente para o grupo em geral, uma pequena superioridade aos meninos. Diante desse pressuposto podemos concluir que os níveis de desenvolvimento motor sofrem uma influencia com relação ao estado nutricional e a falta de atividade física também determina negatividade no processo de desenvolvimento motor. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph aims to analyze the nutritional status and motor development of children beginning school in the 4th and 5th year of a public rural municipality of Porto Velho / RO with the age group 10-14 years old of which are the motor development in evolution. That work has developed an analysis based on anthropometric measurements of weight and height (BMI) and highlighting the data matching with the growth curves as well as developing the test battery KTK, which this work seeks to identify and compare the coordination of these students. Overall, the results obtained from research shows that the nutritional status of the sample is in a condition of underweight. For the girls found an inferiority in the BMI classification of normal and one for boys. As the test KTK met data that shows a lack of coordination for the overall group, a little superior to boys. Given this assumption we can conclude that the levels of motor development suffer an influence in relation to nutritional status and lack of physical activity also determines the negativity in the process of motor development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Pró Licenciatura em Educação Física, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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