Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ThatianeMouradeAndrade.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O nível de atividade física, sua influência na massa corporal e conscientização da saúde de adolescentes de uma Escola Pública em Formosa-GO
Autor(es): Andrade, Thatiane Moura de
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Exercícios físicos
Corpo - peso
Obesidade nos adolescentes
Adolescentes - saúde e higiene
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: ANDRADE, Thatiane Moura de. O nível de atividade física, sua influência na massa corporal e conscientização da saúde de adolescentes de uma Escola Pública em Formosa-GO. 2012. ix, 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012.
Resumo: Os adolescentes necessitam de atividade física regular para promoção de sua saúde, manter a adiposidade do ser humano nos parâmetros normais é uma contribuição para saúde bastante relevante. Utilizar a escola é um meio para esta conscientização, pois são jovens em período escolar. Os benefícios da atividade física, bem como os danos da ausência da mesma na saúde humana devem fazer parte do conteúdo das aulas de Educação Física, propagando essa importância do movimento com gastos de energia em curto período de tempo, que chamamos de atividade física regular, sendo fundamental despertá-los para necessidade de uma boa saúde, assim como nos remete o Parâmetro Curricular Nacional (PCN). A adolescência é uma fase onde se obtém grandes chances de prevenir problemas futuros na saúde, sabendo que a falta de atividade física é causadora de diversas disfunções orgânicas no ser humano, levando muitas vezes o indivíduo a óbito, esse é um problema mundial . Este estudo objetiva analisar e comparar o nível de atividade física e sua influencia na massa corporal e conscientização de saúde nos adolescentes de uma escola pública na cidade de Formosa no estado de Goiás, utilizando coletas de dados diretamente com os adolescentes, referentes, a medidas antropométricas de peso e altura, cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC) fundamentados no Centro de Controle e prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, com percentuais estipulados para adolescentes, questionários como IPAQ versão curta e outro questionário avaliando o nível de informação e conscientização dos escolares adolescentes, referente a atividade física e saúde. É preciso entender e fazer entender os benefícios da atividade física e os transtornos da falta da mesma para o bem estar físico, e consequentemente ajustando- o ao bem estar mental e social. È nesse tripé que, segundo os pesquisadores da área, se estabelece a palavra saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons