Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4608
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarcelodosSantosBarbosa.pdf571,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de avaliação na educação física escolar : um estudo de campo da 8ª série da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes em Macapá-AP
Autor(es): Barbosa, Marcelo dos Santos
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Educação física
Avaliação educacional - ensino fundamental
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 15-Mar-2013
Referência: BARBOSA, Marcelo dos Santos. Processo de avaliação na educação física escolar: um estudo de campo da 8ª série da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes em Macapá-AP. 2012. vii, 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O trabalho aqui exposto está relacionado à pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes, com a intenção primordial de compreender as ocorrências que permeiam o processo de avaliação dos alunos no contexto da prática da educação física escolar. A avaliação, objeto de estudo do corpus deste trabalho descreve uma prática, ou seja, um instrumento que auxilia as ações do professor enquanto mediador do processo educativo. Pretende-se com esse estudo levantar questões referidas ao real papel da avaliação em educação física escolar. O tema levantado contribui para uma reflexão em torno da educação física escolar visando tornar os conteúdos da cultura corporal acessíveis a todos os indivíduos. Dessa forma o estudo evidenciou que os principais fatores compreendidos pela prática avaliativa estão ligados aos conteúdos apresentados de forma hegemônica nas aulas, na não participação de todos na aula, na priorização de conteúdos que não se aproximam das realidades locais. Além disso, apresenta discussões em torno dos tipos de avaliação, pois a educação física precisa se inserir a um viés de atualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons