Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MartaMariaBezerraMelo.pdf732,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental : um olhar entre o curriculo e a prática dessa disciplina no Centro de Ensino Fundamental 30 de Ceilândia
Autor(es): Melo, Marta Maria Bezerra
Orientador(es): Sampaio, Caroline Bonesso
Assunto: Currículo escolar
Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: MELO, Marta Maria Bezerra. A educação física no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar entre o curriculo e a prática dessa disciplina no Centro de Ensino Fundamental 30 de Ceilândia. 2012. x, [71] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os conteúdos da Educação Física que constam no Currículo de Educação Básica para os anos iniciais do Ensino Fundamental e verificar se estão sendo adequadamente desenvolvidos pelos docentes do Centro de Ensino Fundamental 30 de Ceilândia. A partir deste enfoque e utilizando uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, delimitaram-se os instrumentos de coleta de dados: observação participante e questionário com questões abertas e fechadas aplicadas aos professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, pretende-se obter dados suficientes para, relacionando-os ao referencial teórico apresentado, discutir a prática pedagógica das aulas de Educação Física que veem sendo desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola em questão. Considerando a relevância da Educação Física, enquanto disciplina curricular e conceituando-a como uma linguagem corporal essencial ao desenvolvimento pleno do educando, almeja-se que os conteúdos da Educação Física, apresentados no Currículo de Educação Básica da Secretaria de Educação sejam, de fato, desenvolvidos nas escolas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental através de aulas ministradas por um professor Licenciado em Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons