Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OclemisdeSouzaPantoja.pdf573,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Xadrez escolar : uma analise da pratica pedagógica dos professores de educação física
Autor(es): Pantoja, Oclemis de Souza
Orientador(es): Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Assunto: Xadrez
Jogos de tabuleiro
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: PANTOJA, Oclemis de Souza. Xadrez escolar: uma analise da pratica pedagógica dos professores de educação física. 2012. viii, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: Este estudo traz algumas considerações sobre o jogo de xadrez no contexto da Educação Física escolar, demonstra que o jogo de xadrez pode ser um importante instrumento pedagógico para a prática dessa disciplina. Teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma escola de Macapá/AP. Verificando a importância do xadrez nas aulas de Educação Física. Para a realização desta pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de dois professores de Educação física, onde foi usado como instrumento metodológico um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados foram analisados relacionando a pratica pedagógica dos professores com a teoria, sobre o ensino do xadrez na educação física. Buscou-se verificar de que forma os professores de Educação Física, desenvolvem estas atividades dentro da sala de aula e no aprendizado integrado às outras disciplinas, sendo possível aos professores trabalharem a prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo participante, visando alcançar os objetivos que foram propostos. Estão envolvidos na pesquisa dois professores de Educação Física, os quais responderam um questionário com treze perguntas abertas e fechadas, mediante a uma autorização cedida pela supervisora da escola e a assinatura dos professores no termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Ao analisar os dados das entrevistas, nota-se que o jogo de xadrez para os professores é uma oportunidade educacional que contribui para o desenvolvimento intelectual e social da criança. O estudo permitiu concluir que é possível ensinar e praticar Xadrez de forma prazerosa e que, ao jogar, o aluno assimila os saberes, e leva a uma melhora significativa em seu desempenho escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons