Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElielClebersondaSilvaNery.pdf806,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A motivação como fator interferente nas aulas de educação física : um recorte do Norte do Amapá
Autor(es): Nery, Eliel Cleberson da Silva
Orientador(es): Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição
Assunto: Motivação na educação
Educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: NERY, Eliel Cleberson da Silva. A motivação como fator interferente nas aulas de educação física: um recorte do Norte do Amapá. 2012. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente trabalho está relacionado a um estudo de campo realizado em uma realidade norte-amapaense com intuito de analisar os fatores que interferem na motivação dos alunos para a prática da educação física. A motivação, objeto desta produção descreve um estado de disposição para a ação decorrente de fatores externos e de fatores internos ao individuo e contribui para a reflexão em torno da educação física escolar visando tornar os conteúdos da cultura corporal acessíveis a todos os indivíduos da escola (as meninas, os gordinhos, as minorias, etc.). Para tanto a coleta de dados foi realizada a partir de observações e da aplicação de um questionário com questões fechadas. Algumas pesquisas como as realizadas por MARTINEK (2004) e KOBAL (1996) também foram relevantes nessa produção e trouxeram informações importantes para o trabalho. Nesse sentido a pesquisa desvelou que entre os fatores extrínsecos que mais interferem na motivação dos alunos pesquisados são a obrigatoriedade da disciplina no currículo, a avaliação do professor e dos alunos quanto ao desempenho, quando o grupo é acolhedor. Intrinsecamente, os alunos são motivados pela aprendizagem de novos conteúdos e habilidades e principalmente quando tem a oportunidade de atuar (jogar, participar,etc.) no contexto da aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons