Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariadoSocorrodaCruzBrito.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Basquete : socialização e integração do esporte, através da visão dos professores de educação física do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes
Autor(es): Brito, Maria do Socorro da Cruz
Orientador(es): Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Assunto: Basquetebol
Prática de ensino - educação física
Professores de educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: BRITO, Maria do Socorro da Cruz. Basquete: socialização e integração do esporte, através da visão dos professores de educação física do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes. 2012. vi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica, enfatizando de que maneira os professores de educação física trabalham o conteúdo basquetebol na escolar Dr. Coaracy Nunes, atentando ainda para aspectos como a socialização e integração do esporte a partir do referido esporte, buscando identificar através da prática da observação, quando e como se desenvolve o exercício da referida modalidade esportiva. Para tal, iniciou-se com a concepção de que o basquetebol não é somente a prática de esportes, mas sim um meio que pode auxiliar no desenvolvimento de cada educando. Os resultados indicaram que, a prática do basquetebol nas aulas de educação física escolar precisa ser revista para que desse se insira eminentemente ao contexto das necessidades de qualquer educando, sejam elas da natureza que forem. Os temas que envolvem o exercício do basquetebol devem ser tratados de maneira a instigar a dinamicidade e a interatividade dos sujeitos construtores do processo de ensino e aprendizagem, pois segundo a pesquisa realizada ainda há a ocorrência nesse contexto o que ocorre é uma prática realizada de acordo com a dinamicidade que cabe a cada um dos sujeitos, pois leva-se em consideração que as aulas de educação física são uma constante troca de experiência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons