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Título: Educação física e saúde : uma abordagem no segundo ciclo do ensino fundamental de nove anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio
Autor(es): Ferrari, Marcela Terezinha
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Exercícios físicos
Qualidade de vida
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 9-Dez-2012
Data de publicação: 11-Mar-2013
Referência: FERRARI, Marcela Terezinha. Educação física e saúde: uma abordagem no segundo ciclo do ensino fundamental de nove anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio. 2012. xiii, 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: A qualidade de vida se refere ao bem-estar físico, psicológico, social e ambiental, mas no mundo atual na correria do dia a dia torna-se cada vez mais difícil para o homem alcançar esses valores sendo um desafio para a modernidade. O presente estudo teve como objetivo analisar, se a disciplina de educação física influencia na qualidade de vida dos alunos do 6º ao 9º ano da escola 13 de Maio. A amostra foi composta por 45 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 a 16 anos de uma escola da rede pública municipal de ensino na cidade de Extrema (RO). Este estudo foi de caráter quantitativo tendo como base as questões que se refere à educação física composto no questionário socioeconômico e a escala abreviada de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde do questionário WHOQOL-BREF composto por quatro domínios: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, distribuídos em 26 questões. Em relação às questões que se referem à educação física todas as respostas foram positivas revelando que grande parte dos alunos, tem consciência de que a atividade física é muito importante para alcançar a boa qualidade de vida desejada. Os resultados obtidos nos diversos domínios do WHOQOL-BREF mostram uma porcentagem positiva de 68,12%, mostrando uma qualidade de vida satisfatória dos alunos pesquisados. Logo, se conclui que através dos resultados satisfatórios de ambos os questionários que a disciplina de educação física tem influência na qualidade de vida dos adolescentes, mostrando-nos que alunos possuem boa qualidade de vida e que a escola é o local ideal para trabalhar os conceitos de educação física e saúde. Com isso espera-se que seja feito outras pesquisas com o objetivo de difundir a importância da educação física no âmbito escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Quality of life refers to the physical, psychological, social welfare and environmental, but in today's world in the rush of everyday life becomes increasingly difficult for man to achieve these values being a challenge to modernity. The present study aimed to examine whether the discipline of physical education influences the quality of life of students in 6th year 9th year of school May 13. The sample consisted of 45 students of both sexes, aged 11 to 16 years in a school of public municipal schools in the city of Extrema (RO). This study was based on a quantitative questions that refers to physical education consists in socioeconomic questionnaire and scale abbreviated quality of life of the World Health Organization's WHOQOL-BREF consists of four domains: Physical, Psychological, Social Relations and Environment, distributed in 26 questions. Regarding the questions that refer to physical education all responses were positive showing that most students are aware that physical activity is very important to achieve good quality of life desired. The results obtained in the different domains of the WHOQOL-BREF show a positive percentage of 68.12%, showing a satisfactory quality of life of students surveyed. Therefore, we conclude that the satisfactory results through both questionnaires the discipline of physical education affects the quality of life of adolescents, showing us that students have good quality of life and that the school is an ideal place to work the concepts of physical education and health. Thus it is expected that further research is done with the aim of spreading the importance of physical education in schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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