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dc.contributor.advisorBarros, Josilene Almeida de-
dc.contributor.authorNogueira, João Paulo Viamonte-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, João Paulo Viamonte. Brincadeiras tradicionais: cultura possível nas aulas de educação física. 2012. xii, 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractAs brincadeiras tradicionais são diretamente atreladas ao mundo infantil, e que se propaga por toda vida. Os jogos populares, ou atividades de terreiros, mesmo nas áreas rurais estão quase se extinguido como nos grandes centros. O presente estudo teve como objetivo Analisar a importância das brincadeiras tradicionais dentro do contexto educacional do ensino fundamental I na E.M.E.F Henrique Dias, no Distrito de São Carlos-zona rural/RO. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário aberto desenvolvido pelo pesquisador. A amostra foi composta por 04 professores com formação em pedagogia, sendo 03 do sexo feminino e 01 do sexo masculino, com faixa etária variando entre 30 e 45 anos. Os resultados apontaram que os professores reconhecem a importância destas atividades no desenvolvimento do aluno. Apontam ainda que os estudantes mesmo em meio a um tempo automatizado de hoje, com variados tipos de jogos eletrônicos, aceitam bem o desenvolvimento das brincadeiras tradicionais as aulas de recreação. No entanto, precisam ser estimulados ainda mais para o desenvolvimento e variabilidade desta prática. Desta maneira, conclui-se que as brincadeiras tradicionais não foram totalmente extintas das aulas de educação física e recreação escolar. Que os professores são os principais incentivadores desta prática e que necessita de maior esforço da equipe para o resgate total destas brincadeiras tradicionais no conteúdo da disciplina. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractTraditional games are directly linked to the world, and that spreads throughout life. The popular games, or activities of the terraces, even in rural areas are almost extinguished as in major centres. The present study aimed to Analyze the importance of traditional jokes within the educational context of Elementary I at E. M. E. F Henrique Dias, in the District of San Carlos-countryside/RO. for the collection of data was used as an open questionnaire survey instrument developed by the researcher. The sample was composed by teachers trained in pedagogy 04, 03 01 female and male, with ages ranging between 30 and 45 years. The results showed that teachers recognize the importance of these activities in the development of the student. Point out that students even in the midst of a automated weather today, with varied types of electronic games, accept as well the development of traditional games recreation classes. However, need to be stimulated further development and variability of this practice. In this way, it is concluded that the traditional pranks were not fully extinguished of physical education classes and school recreation. Teachers are the main promoters of this practice and that requires more effort from the team to the rescue these traditional games on the content of the discipline.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRecreaçãoen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação física para criançasen
dc.titleBrincadeiras tradicionais : cultura possível nas aulas de educação físicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-03-11T15:07:28Z-
dc.date.available2013-03-11T15:07:28Z-
dc.date.issued2013-03-11T15:07:28Z-
dc.date.submitted2012-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4582-
dc.language.isoPortuguêsen
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