Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FranciscoFerreiraAlecrim.pdf539,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da intervenção do profissional de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Cora Coralina / de Santo Antônio do Descoberto - Goiás
Autor(es): Alecrim, Francisco Ferreira
Orientador(es): Sampaio, Caroline Bonesso
Assunto: Professores de educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 8-Mar-2013
Referência: ALECRIM, Francisco Ferreira. A importância da intervenção do profissional de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Cora Coralina / de Santo Antônio do Descoberto - Goiás. 2012. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal buscar junto à Escola Municipal do Ensino Fundamental Cora Coralina, no município de Santo Antônio do Descoberto-GO, a importância da intervenção de um profissional de Educação Física na formação dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se por uma abordagem descritiva, essencialmente qualitativa, através do procedimento da pesquisa participante. Para a efetivação deste trabalho foram utilizadas como ferramentas metodológicas a observação participante e questionário estruturado aplicado aos professores regentes, direção e professores dinamizadores da unidade escolar, a fim de conhecer a realidade local, a identidade profissional, as características dos estudantes e o desenvolvimento das atividades recreativas. Também foi realizada a pesquisa bibliográfica para verificar a legalidade e os argumentos dos estudiosos da área de Educação no que tange à importância do profissional de Educação Física para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram apresentados os aspectos motores e sócios afetivos da faixa etária em questão, o papel da Educação Física e a gama de conhecimentos necessários aos professores de Educação Física. Constatou-se que os professores dinamizadores não têm desenvolvido um trabalho adequado para oportunizar o desenvolvimento integral dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Polo Ceilândia-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons