Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4569
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoseNazarenoRodrigues.pdf418,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade : o jogo como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Rodrigues, José Nazareno
Orientador(es): Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Atividades lúdicas
Jogos infantis
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 8-Mar-2013
Referência: RODRIGUES, José Nazareno. Ludicidade: o jogo como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental. 2012. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem do jogo nas aulas de Educação Física, verificando se o lúdico atua como uma ferramenta facilitadora deste processo na turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Duque de Caxias. A referida pesquisa vem descrever os dados levantados através de questionários aplicados com os professores que atuam na realidade escolar pesquisada sobre o lúdico como ferramenta de ensino aprendizagem no 5º Ano do ensino Fundamental. Sabe-se que a ludicidade é um tema que tem conquistado espaço no âmbito educacional, na medida em que o brincar, o jogo e o faz-de-conta desvelam a essência da infância e do próprio individuo e de seu uso permitir um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. No contexto da Educação Física, o lúdico pode ser um grande contributo uma vez que essas aulas na escola promoveriam a educação dos sentidos, no qual as práticas corporais têm muito a oferecer, dotando-as de características mais motivadoras, onde o brincar (independente da idade), o jogar e o faz-de-conta potencializam a aprendizagem através da ação intencional do professor. Os procedimentos metodológicos para as fundamentações que irão abordar o tema foram realizadas através de visitas na escola, da aplicação de um questionário composto por 09 perguntas, sendo 06 com questões abertas e 03 com questões fechadas para os professores da Educação Básica da rede estadual de ensino que atuam com a disciplina de Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons