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Título: O ensino da educação física nos anos iniciais da Escola Henrique Dias
Autor(es): Sacramento, Andréa Assunção
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 7-Mar-2013
Referência: SACRAMENTO, Andréa Assunção. O ensino da educação física nos anos iniciais da Escola Henrique Dias. 2012. xiii, 46 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: Considerando a Educação Física componente obrigatório da base curricular comum, portanto presente nos níveis e modalidades que compõem a educação básica brasileira, este trabalho apresenta o resultado da pesquisa desenvolvida com o objetivo de descrever o ensino da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino em atividade no Distrito de São Carlos, município de Porto Velho, tendo como objetivos específicos: constituir base teórica de fundamentação do tema e problema de pesquisa, com ênfase a caracterização do componente curricular em seus aspectos conceituais e epistemológicos; verificar a formação acadêmica do professor responsável pela regência das aulas de Educação Física nos anos iniciais; apresentar as concepções dos professores e equipe gestora da escola sobre a importância da Educação Física nos anos iniciais e sobre o que pode proporcionar aos alunos tê-la como componente curricular; Identificar nas concepções dos professores e gestores a forma por eles considerada de como deva ser trabalhada a Educação Física nos anos iniciais, os conteúdos e os saberes sobre a legislação que trata da obrigatoriedade deste componente na educação básica. Como tipo de pesquisa fez uso do Estudo exploratório e pesquisa descritiva, composição de referencial bibliográfico e pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 05 professores em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 01 diretor e 01 vice diretor, totalizando 07 profissionais representando 100% da amostra de professores exercendo o magistério neste nível de ensino e 100% dos diretores e vice diretores lotados na escola em que foi aplicada a pesquisa, Como pesquisa qualitativa, o estudo fez uso da análise descritiva apresentando os dados e discutindo os resultados da pesquisa para ao final considerar que as concepções e práticas dos pesquisados recebem influencia das correntes que ao longo da trajetória histórica da Educação Física dela fizeram parte; os professores por terem na sua formação pedagogia, componentes direcionado a recreação e jogos e exercem a docência neste componente curricular apoiados no o Artigo 31 da Resolução CNE/CEB nº 07, de 14 de dezembro de 2010, trabalhando somente os jogos recreativos, e outros conteúdos que precisariam ser desenvolvidos com os mesmos, não são executados devido à falta de conhecimento específico sobre a área,o que somente o profissional licenciado em Educação Física possui. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Considering the physical education obligatory common curriculum base component, so present in levels and courses that make up the Brazilian basic education, this paper presents the results of the research developed in order to describe the teaching of physical education in the early years of elementary school in a school in the municipal network of teaching activity in the District of San Carlosmunicipality of Porto Velho, having as specific objectives: theoretical basis of grounds for topic and search problem, with emphasis on the characterisation of the curricular component in their conceptual and epistemological aspects; check the teacher's education responsible for conducting of physical education classes in the initial years; present the conceptions of the teachers and school management team about the importance of physical education in the early years and about what can provide students have it as curricular component; Identify the conceptions of teachers and managers how they considered as Physical education must be crafted in the initial years, the contents and knowledge about legislation that deals with the obligation of this component in basic education. As a type of research made use of the exploratory study and descriptive research, bibliographic reference composition and field research. 05 teachers participated in the research on teaching in the early years of elementary school, Director and vice director 01 01, totaling 100% of professionals representing 07 sample of teachers by the Magisterium in this educational level and 100% of principals and vice principals crowded at the school when it was applied to research, How qualitative research, the study made use of the descriptive analysis showing the data and discussing the results of the research to the end that the conceptions and practices of respondents receive influence of currents along the historical trajectory of the physical education it took part; teachers for having in its pedagogy, components intended for recreation and games and engaged in teaching in this curricular component supported in article 31 of the resolution CNE\/CEB No. 07 of December 14, 2010, working only the recreational games, and other content that would need to be developed with the same, do not run due to lack of specific knowledge about the area, the only professional degree in physical education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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