Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AntonioRibeirodeOliveira.pdf811,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do esporte no rendimento escolar na opinião de alunos e professores da Escola Estadual Cora Coralina da Cidade de Ariquemes-RO
Autor(es): Oliveira, Antonio Ribeiro de
Orientador(es): Barron Conroy, Juan Adalio
Assunto: Esportes e educação
Desempenho escolar
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 7-Mar-2013
Referência: OLIVEIRA, Antonio Ribeiro de. A influência do esporte no rendimento escolar na opinião de alunos e professores da Escola Estadual Cora Coralina da Cidade de Ariquemes-RO. 2012. ix, [52] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: Esse trabalho de pesquisa tem como principal propósito estudar o esporte escolar (extracurricular) e o desempenho escolar. O esporte para muitas pessoas é um fenômeno capaz de influenciar suas vidas de varias formas e em diferentes aspectos (físicos, cognitivos e sociais). Em relação ao desempenho escolar, podemos ressaltar que o mesmo possui uma variedade de determinantes. Em nosso estudo buscamos analisar, a partir de diferentes opiniões e visões (de estudantes atletas e professores), possíveis influências positivas ou negativas da prática de treinamentos no desempenho escolar de estudantes atletas. O presente trabalho foi elaborado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, junto a estudantes atletas e professores. O estudo de caráter descritivo utilizou-se de técnicas quantitativas e qualitativas. A amostra constitui-se de 65 estudantes atletas, na faixa etária entre 12 e 17 anos, participantes de treinamento desportivo na escola, e de um grupo de 10 professores do ensino fundamental e médio. Como instrumento de coleta de dados foram construídos dois questionários, um para cada grupo pesquisado, com questões abertas e fechadas. Para o tratamentos dos dados quantitativos utilizamos percentual, no qual os resultados foram apresentados na forma de gráficos e quadros. A partir da analise dos dados, diagnosticamos que houve concordância tanto para os alunos como para os professores sobre o esporte como elemento influenciador do desempenho escolar, no qual foram apontados tanto aspectos positivos como negativos da prática esportiva. Concluindo, pode-se dizer que a visão dos alunos atletas sobre a relação esporte desempenho escolar é um tanto mais positiva quanto aos professores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons