Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AbadiaRodriguesMalheiros.pdf298,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física na educação infantil : o desenvolvimento psicomotor da criança
Autor(es): Malheiros, Abadia Rodrigues
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Educação física para crianças
Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: Jun-2012
Data de publicação: 7-Mar-2013
Referência: MALHEIROS, Abadia Rodrigues. A educação física na educação infantil: o desenvolvimento psicomotor da criança. 2012. 50 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2012.
Resumo: A Educação Física é importantíssima ao desenvolvimento psicomotor da criança, inserir os porquês desta importância desde muito cedo faz com que a cidadania. Sendo assim a escola deve torna-se um ambiente favorável a essa prática, aperfeiçoando o conhecimento que a criança trás consigo e compartilha com as demais crianças. As atividades recreativas, que envolvem dinâmicas de grupo contribuem ativamente para a o desenvolvimento eficaz na Educação Infantil, valorizando os processos cognitivos, afetivos e sociais nas crianças tornando assim essencial o desenvolvimento psicomotor na fase infantil, o que garante um adulto saudável nas áreas cognitiva; afetiva e social. O Ensino-Aprendizagem não se preocupa somente com as mudanças tecnológicas e comportamentais, do homem e da sociedade, mudanças estas que ocorrem em velocidades cada vez maiores no ensino, como também, com o desempenho do professor e do aluno neste processo evolutivo diário. É um desafio pra quem deseja construir aprendizagens e estratégias educacionais, para o desenvolvimento do educando, ainda mais se levando em conta a evolução pela qual trafegam mestre e aluno. Diante da pesquisa realizada com professores da CMEI em Formosa em relação ensino aprendizagem e a importância da Educação Física na Educação Infantil pude observar que os professores mostraram através de suas respostas que são conscientes do bem que a atividade física pode fazer para o aprendizado da criança, dando as mesmas oportunidades de participar de atividades dinâmicas no seu cotidiano par ao seu desenvolvimento integral em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Afirmando que por meio da Educação Física, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não produtividade levando o aluno a despertar o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Afirma ainda que o governo está fazendo sua parte, investindo na Educação Infantil para que todas as crianças possam iniciar mais cedo no processo ensino aprendizagem. Diante das respostas adquiridas fica claro que os profissionais dessa instituição são conscientes do bem que a atividade física pode fazer na vida da criança e estão otimista com o caminhar da Educação Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Physical Education is very important to the child's psychomotor development, insert the whys of this important early stage makes citizenship. So the school should become a favorable environment for the practice, perfecting the knowledge that the child back with you and share with other children. The recreational activities involving group dynamics contribute actively to the effective development in early childhood education, valuing cognitive, affective and social children become so essential psychomotor development in the infant stage, which ensures a healthy adult in the cognitive, affective and social. The Teaching-Learning is not concerned only with the technological and behavioral changes, man and society, changes which occur at speeds increasing in education, but also with the performance of teachers and students in this evolutionary process daily. It is a challenge for those who want to build learning and educational strategies for the development of the students, especially if taking into account developments in which traveling teacher and student. Before the survey of teachers in Formosa CMEI about teaching and learning and the importance of physical education in Early Childhood Education I observed that teachers have shown through their responses that are well aware that physical activity can do to a child's learning, giving the same opportunities to participate in activities in their daily dynamic pair for their full development in terms of physical, psychological, intellectual and social. Stating that through Physical Education, students are encouraged to develop their creativity and productivity is not leading the student to awaken the desire of knowledge, willingness to participate and the joy of conquest. It further states that the government is doing its part by investing in early childhood education for all children to start earlier in the learning process. Given the responses obtained is clear that professionals are aware of that institution and that physical activity can make a child's life and are optimistic about the walk of Physical Education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Planaltina-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons