Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WanderlyBorgesSilva.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização dos jogos teatrais na construção cênica : ressignificando o olhar sobre o ensino do teatro na escola
Autor(es): Silva, Wanderly Borges
Orientador(es): Pinho, Márcia Duarte
Assunto: Representação teatral
Arte na educação
Teatro na educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 25-Fev-2013
Referência: SILVA, Wanderly Borges. A utilização dos jogos teatrais na construção cênica: ressignificando o olhar sobre o ensino do teatro na escola. 2011. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a aplicabilidade do jogo teatral como estratégia metodológica de composição cênica. A partir de sua estrutura básica (Onde: o espaço na ação teatral, Quem: papéis no jogo teatral e Que: ação no jogo teatral; mais o foco: o ponto de concentração: a razão para o ator estar no palco) procurou-se proporcionar uma compreensão efetiva e construtiva da ação na cena. A pesquisa, de caráter artístico e pedagógico, foi realizada em uma escola de ensino formal, com alunos do quarto ano do ensino fundamental entre oito e doze anos de idade, e compreendeu o período de início e término do último semestre do ano letivo de 2011. Sendo o jogo teatral o principal suporte para a ação cênica este acabou por definir-se como o elemento básico na estrutura dramatúrgica da encenação da peça Estrelinha Mágica de Roberto Villani.
Abstract: This study aimed to investigate the applicability of the theatrical play as a methodological strategy scenic composition. From its basic structure (Where: the space in theatrical action, Who: and theater roles in the game What: theatrical action in the game, more focus: the point of concentration: the reason for the actor to be on stage) sought to provide an effective understanding and constructive action in the scene. The research, educational and artistic character, was conducted in a formal school education, with students from fourth grade of elementary school between eight and twelve years old, and included the period between the beginning and end of the last semester of the academic year 2011 . As the theatrical play the main support for the scenic action this turned out to be defined as the basic element in the structure of dramaturgical enactment Part Estrelinha Magic Roberto Villani.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Teatro a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4539
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons