Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaquelineSebastianadaSilva.pdf856,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dramatização de um conto de fadas como proposta de recepção teatral para crianças nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Jaqueline Sebastiana da
Orientador(es): Santos, Cyntia Carla Cunha
Assunto: Contos de fadas
Teatro infanto-juvenil
Teatro na educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 25-Fev-2013
Referência: SILVA, Jaqueline Sebastiana da. Dramatização de um conto de fadas como proposta de recepção teatral para crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Barretos–SP, 2011.
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar e analisar quais as maneiras que a criança das séries iniciais do ensino fundamental I, aprecia uma obra teatral criada a partir de um conto de fadas teatralizado. A pesquisa partiu da premissa de que, tanto as narrativas fantasiosas quanto o exercício teatral, trazem em sua natureza significados e significantes que contribuem diretamente para o desenvolvimento criativo e cognitivo da criança, assim como para sua formação sócio-cultural. O teatro em sua multiplicidade expressiva vem potencializar este universo por meio da exploração da teatralidade inerente a todo conto de fadas, permitindo assim à criança lançar um novo olhar sobre a narrativa, através de sua apreciação teatral. Tendo em vista esta proposição buscou-se enfocar as possíveis relações entre o conto de fadas e as práticas teatrais na escola, a fim de salientar a importância da formação do aluno espectador. A partir das teorias e conceitos de Bruno Bettelheim, Luiz Fernando de Souza, Nelly Coelho, Flavio Desgranges, Sergio Farias, entre outros, proponho um estudo acerca do universo das narrativas dos contos de fadas, a montagem espetacular do conto Chapeuzinho Vermelho e sua encenação para o público alvo desta pesquisa; e por fim a análise da recepção teatral deste processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4538
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons