Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariliaBomfimMeloGoncalves.pdf378,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática da narrativa oral e os jogos (teatral e dramático)
Autor(es): Gonçalves, Marilia Bomfim Melo
Orientador(es): Martins, Fernando da Silva
Assunto: Contadores de histórias
Arte de contar histórias
Teatro na educação
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 21-Fev-2013
Referência: GONÇALVES, Marilia Bomfim Melo. A prática da narrativa oral e os jogos (teatral e dramático). 2011. 36 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Rio Branco-AC, 2011.
Resumo: O presente trabalho analisa alguns aspectos da narrativa oral, assim como a importância dos Jogos Teatrais e Dramáticos para o ofício do contador de histórias. Salientando a narrativa oral como importante transmissora dos saberes da cultura popular e destacando o narrador ou contador de histórias como agente fundamental para manter viva esta tradição milenar. O desempenho do contador de histórias depende de sua voz, gestos, olhares e pausas, elementos que tornam a palavra mais significativa para quem escuta. Neste trabalho, destaca-se também a escrita, a difusão da informação e o aparecimento do romance como fatores responsáveis pelo enfraquecimento da tradição oral em alguns períodos da história. Diante disso, potencializar as habilidades do narrador de histórias torna-se importante para manter viva a oralidade no meio urbano e tecnológico em que vivemos. A tese defendida é a que a prática de Jogos Teatrais e Dramáticos desenvolve várias habilidades em quem os pratica, e, portanto, pode contribuir para melhorar o desempenho do contador de histórias. Partindo desta premissa foi realizada uma Oficina de Jogos Teatrais e Dramáticos para contadores de história que atuam no Centro de Multimeios/SEME e na Casa de Leitura Chico Mendes, instituições que consideram a contação de histórias como importante incentivadora ao hábito de ler. Na oficina, buscou-se articular experiências vivenciadas no grupo de teatro em que atuo como atriz juntamente com os conteúdos discutidos nos encontros presenciais promovidos pelo Curso de Licenciatura em Teatro UAB/UnB. Com essa atividade foi possível apontar os Jogos Teatrais e Dramáticos como elementos capazes de proporcionar maior segurança na hora do conto, além de facilitar a dicção, concentração e expressão corporal dos contadores de histórias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons