Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HansWernerCastroOliveira.pdf617,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cerrado e plantas medicinais : algumas reflexões sobre o uso e a conservação
Autor(es): Oliveira, Hans Werner Castro
Orientador(es): Viveiro, Alessandra Aparecida
Assunto: Plantas medicinais
Cerrado
Diversidade biológica
Proteção ambiental
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 19-Fev-2013
Referência: OLIVEIRA, Hans Werner Castro. Cerrado e plantas medicinais: algumas reflexões sobre o uso e a conservação. 2011. 29 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2011.
Resumo: O Cerrado é a segunda maior formação do Brasil, apresentando uma área de aproximadamente 2 milhões de km2, compondo 24% do território. Apresenta grande diversidade biológica, com ampla diversificação da flora, incluindo espécies com propriedades medicinais. Neste trabalho, destacamos alguns aspectos importantes que caracterizam o bioma Cerrado no cenário ambiental brasileiro. Na sequência, apresentamos o resultado de uma pesquisa bibliográfica apontando o uso e importância da flora na medicina popular, citando algumas espécies do Cerrado com propriedades medicinais. Por fim, tecemos uma reflexão sobre a relação do uso de plantas medicinais do Cerrado, o conhecimento popular e a necessidade da participação das comunidades locais na construção de um paradigma conservacionista e sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons