Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NadiaReigotaSoares.pdf912,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de máscara como instrumento pedagógico
Autor(es): Soares, Nádia Reigota
Orientador(es): Cruz, Cecilia Mori
Assunto: Máscaras
Arte na educação
Expressão artística
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 8-Fev-2013
Referência: SOARES, Nádia Reigota. O uso de máscara como instrumento pedagógico. 2011. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2011.
Resumo: O estudo deste tema tem a proposta de mostrar ao aluno que existem várias formas de expressão artística para que ele possa mostrar suas ideias, emoções e pensamentos que até então, ele não sabia ou tinha receio de como poder se expressar. Através do trabalho com a Máscara, o aluno poderá desenvolver algumas atividades como pesquisa, percepção da forma e da cor, o uso de materiais e suas mais diversas texturas, criatividade, coleta e seleção de materiais e descobrir uma nova maneira de se expressar. Fazendo ao mesmo tempo, uma conexão entre os conteúdos das artes visuais com as artes cênicas. Levando para a sala de aula, uma proposta de estudo da história da arte junto com práticas de trabalhos visuais, que seriam a elaboração prática de máscaras criadas pelos alunos. Em suma, o trabalho que se propõe com máscaras é bastante amplo no que diz respeito à criação estética visual, se unido a outras disciplinas seu campo como elemento didático aumenta ainda mais, pois todas as outras linguagens do saber podem lançar mão de um recurso como este, pode ainda ser peça chave de um projeto que envolva não somente os alunos de uma escola, mas toda a comunidade em que esta se encontra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4468
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons