Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseAntonioNunes.pdf332,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção de brinquedos com material reciclável, um material didático para o professor arte-educador
Autor(es): Nunes, José Antonio
Orientador(es): Vulcão, Maria Goretti Vieira
Assunto: Material didático
Brinquedos
Atividades lúdicas
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Assunto: Brinquedos
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: NUNES, José Antonio. A produção de brinquedos com material reciclável, um material didático para o professor arte-educador. 2011. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as contribuições que a produção de brinquedos com material reciclável nas aulas de artes, oferece para o trabalho do professor, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. A proposta é demonstrar que experiências lúdicas e práticas bem utilizadas podem se transformar em estratégias significativas que facilitam o trabalho pedagógico e contribuem para a construção do conhecimento. Esse trabalho busca demonstrar como a Arte educação pode estar articulada à educação ambiental, de maneira a contribuir com o desenvolvimento de práticas educativas criticas e emancipatórias, no ensino fundamental. Esta pesquisa partiu do pressuposto de uma nova concepção de educação, em que o educador deve assumir o papel de interlocutor e mediador da relação da criança com o conhecimento, para isso se faz necessário, que o educador repense o conteúdo de sua pratica pedagógica, num processo onde o prazer de ensinar, esteja apoiado em atividades que despertem o interesse do aluno e que o leve a enfrentar desafios que contribuirão para o processo de construção do seu conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons