Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4443
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PricillaEmanuellydeOliveira.pdf372,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A visão das pacientes e dos profissionais de saúde sobre o processo de adoecimento no tratamento do câncer de colo de útero
Autor(es): Oliveira, Pricilla Emanuelly de
Orientador(es): Guimarães, Sílvia Maria Ferreira
Assunto: Colo uterino - câncer
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 1-Out-2012
Data de publicação: 5-Fev-2013
Referência: OLIVEIRA, Pricilla Emanuelly de. A visão das pacientes e dos profissionais de saúde sobre o processo de adoecimento no tratamento do câncer de colo de útero. 2012. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos compreender a visão das pacientes com câncer de colo de útero sobre o processo de adoecimento e os procedimentos terapêuticos que experimentam, além de apresentar uma análise do conteúdo das falas dos profissionais de saúde sobre as pacientes, o câncer e as tecnologias empregadas no tratamento. São descritas as formas de tratamento radioterápico, que inclui a teleterapia e a braquiterapia, e quimioterápico realizados no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os tratamentos do câncer de colo de útero provocam uma série de consequências físicas e emocionais na mulher, assim, as pacientes submetidas a esses tratamentos passam por uma ruptura biográfica e elaboram mecanismos para “cuidar de si”. A metodologia utilizada foi a etnografia, com aplicação de questionários semi estruturados, anotações em diário de campo e observação participante.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2012.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons