Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VanessaMachadoSalvadorRodrigues.pdf916,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de tintas naturais em sala de aula a partir de pigmentos e aglutinantes regionais
Autor(es): Rodrigues, Vanessa Machado Salvador
Orientador(es): Oliveira, Daniela de
Assunto: Tintas
Materiais de pintura
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Fev-2013
Referência: RODRIGUES, Vanessa Machado Salvador. Utilização de tintas naturais em sala de aula a partir de pigmentos e aglutinantes regionais. 2011. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia, 2011.
Resumo: Tintas naturais são comuns desde os primórdios. Animais e plantas em especial, dispõem de capacidades infinitas de liberação de pigmentos coloridos. Arte tradicional, bastante usada pelos indígenas e artistas remotos, a tinta natural a base de argila e aglutinantes naturais como o ovo e a banha de porco recebem um novo emprego e funcionalidade nos dias atuais, expressando os pensamentos de adolescentes do ensino fundamental, combinando os caracteres antigos a imaginação e as representações do momento. A argila encontrada naturalmente com pigmentações diferentes (branca, preta, vermelha, marrom, etc.), misturada aos aglutinantes provenientes do meio natural (ovos e gordura suína), conferem contraste de tonalidades de cores naturais em relação as tintas artificiais e configuram novidade na atividade artística pedagógica, despertando a criatividade e a sensibilidade humana, através de métodos que permitem a exploração de aspectos próprios da natureza: cor, textura, densidade e outros fatores visuais, como prevê os parâmetros curriculares nacionais de artes. As técnicas de produção de tintas naturais encontram na sala de aula um ambiente propício ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem, atribuindo ludicamente conhecimentos culturais que perpassam épocas e valorizam hábitos, às vezes desconsiderados por determinados grupos sociais. Um projeto de abrangência teórico e prática desenvolvido com alunos do oitavo ano no município de Brasiléia, com o objetivo de discutir a história da arte e resgatar/ difundir conhecimentos dos nossos ancestrais através da fabricação de tintas naturais proporciona divertidamente uma construção colorida de novas invenções e tons com toques modernos e atraentes pedagogicamente, neste curso de graduação em Arte Visuais
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons