Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SimoneReisdosSantos.pdf684,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação socioambiental e capacitação no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV – Luziânia, GO
Autor(es): Santos, Simone Reis dos
Orientador(es): Alcântara, Patricia de Fatima Pires de
Assunto: Usinas elétricas
Impacto ambiental
Educação ambiental
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 25-Jan-2013
Referência: SANTOS, Simone Reis dos. Educação socioambiental e capacitação no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV – Luziânia, GO. 2012. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A emissão e aprovação de instrumentos deliberativos como o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, ora expedidos por órgãos governamentais competentes, são impreteríveis para a implementação de obras e empreendimentos particulares ou públicos que modifiquem o status ambiental seja em áreas urbanas ou rurais. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de analisar e avaliar os processos educacionais socioambientais e do aproveitamento, aplicabilidade e eficácia de programas que pretendem compensar, prevenir, minimizar e monitorar os possíveis impactos ambientais causados pela instalação do Reservatório de Corumbá IV na zona rural de Luziânia, Goiás, resultantes da construção da barragem e consequentemente, da formação do reservatório implementados pela empresa Corumbá Concessões SA – CCSA em cumprimento às exigências do EIA e do RIMA que autorizaram a construção da Usina Hidrelétrica. Diante disto, torna-se necessário analisar substancialmente os resultados lúdicos e didáticos obtidos das oficinas educativas, tornando importante um acompanhamento in loco da aplicabilidade das ações do Programa Básico Ambiental – PBA em caráter socioeconômico de Educação Ambiental implantado pela empresa junto às comunidades rurais de Pirapitinga, Indaiá, Mandiocal, Sarandi e Mato Grande, situadas na zona rural de Luziânia circunscritas ao reservatório e atendidas pelo Programa. Esta análise foi feita através da aplicação de um questionário no formato Likert que mede a satisfação o aproveitamento e a aplicação prática do conteúdo didático pelos participantes de algumas destas oficinas. As respostas foram tabuladas resultando em pontos positivos e negativos apresentados no final deste estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons