Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosieneFerreiraCampos.pdf487,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação das colônias bacterianas encontradas em bebedouros escolares
Autor(es): Campos, Rosiene Ferreira
Orientador(es): Santos, Karina Cunha dos
Assunto: Higiene escolar
Saúde escolar
Bactérias
Contaminação microbiana
Data de apresentação: 25-Ago-2012
Data de publicação: 24-Jan-2013
Referência: CAMPOS, Rosiene Ferreira. Identificação das colônias bacterianas encontradas em bebedouros escolares. 2012. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A correta higienização de banheiros e bebedouros escolares não ocorre na maioria das escolas públicas brasileiras, onde faltam materiais e funcionários para a limpeza periódica desses ambientes. Além disso, na maioria deles, não são disponibilizados aos alunos sabonetes e álcool gel para higiene correta das mãos. Diante desta realidade, o presente estudo investigou a presença de bactérias em maçanetas da porta dos banheiros e nas torneiras de bebedouros da Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO. O estudo também classificou as colônias obtidas e cultivou em novos meios para analisar a relação entre bactérias das torneiras e sua possível contaminação serem provenientes de banheiros próximos. Foram identificadas bactérias do gênero Staphylococcus e das espécies Pseudomonas luteola e Tatumella ptyseos o que indica bactérias da microbiota normal, saprófitas e presentes em resíduos de expectoração que podem trazer problemas ao alcançar a corrente sanguínea, levando a graves infecções. A partir desse estudo, espera-se que seja desenvolvido um projeto de educação e higiene no ambiente escolar, a fim de evitar a proliferação de doenças entre alunos e funcionários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons