Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MoacirCorreaJunior.pdf304,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMarchese, Roselei Maria Machado-
dc.contributor.authorCorrea Junior, Moacir-
dc.identifier.citationCORREA JUNIOR, Moacir. Diversidade humana: uma abordagem escolar. 2012. 31 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, [Brasília], 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma pequena análise e uma reflexão da diversidade humana em sala de aula, bem como aferir como o professor trabalha e se relaciona com a mesma na sala de aula das séries finais da educação básica, demonstrando em sua diversidade inúmeras características, como: condições sociais, econômicas, de raça, aprendizado e de desenvolvimento. Para a realização do mesmo foi necessário o desenvolvimento de Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica em artigos, livros, dissertações e Pesquisa de Campo com coleta de dados, através de entrevista dirigida em áudio, a diretora e aos professores das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Franklin Graham, do município de Formosa – GO. Após o estudo concluiu-se que a Diversidade Humana é um fato presente na sala de aula e que o professor a identifica claramente, nas diferentes formas em que ela ocorre. Verificou-se que na escola municipal pesquisada, o professor tenta mudar, conciliar, atender e busca qualificação para suprir o que não foi aprendido na sua graduação, ou seja, não se ‘acomodaram’ frente a essa complexa situação e buscam qualificação e também satisfação. Também foi notado que a escola necessita de adaptações arquitetônicas para melhor atendimento dos portadores de necessidades especiais, tanto em sala de aula, como na escola em geral.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleDiversidade humana : uma abordagem escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-24T13:54:11Z-
dc.date.available2013-01-24T13:54:11Z-
dc.date.issued2013-01-24T13:54:11Z-
dc.date.submitted2012-09-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4407-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons