Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4406
Título: | Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas |
Autor(es): | França, Marina Alves |
Orientador(es): | Gómez Mendoza, Diana Paola |
Assunto: | Biologia - estudo e ensino Internet na educação Pesquisa escolar Metabolismo energético |
Data de apresentação: | Ago-2012 |
Data de publicação: | 24-Jan-2013 |
Referência: | FRANÇA, Marina Alves. Utilização de uma WebQuest no ensino das rotas metabólicas. 2012. vii, 21 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | A Webquest é uma ferramenta pedagógica que tem por finalidade a apresentação de tarefas interessantes e exequíveis utilizando a web. Baseado em um trabalho de Dodges, a pesquisa feita em uma WQ vem a propiciar maior empenho e interesse por parte do aluno a pesquisar e ganhar ferramentas para construir o conhecimento a respeito do conteúdo trabalhado. Este trabalho foi desenvolvido na Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia, DF com alunos do 9º ano durante uma prática que envolveu a disciplina de Educação Física e Biologia no estudo das rotas metabólicas utilizadas durante o exercicio físico, a fim de que os alunos mediante a aprendizagem sobre o metabolismo reconhecessem a importância dos exercícios físicos para o bom funcionamento do organismo humano. O conteúdo foi ministrado em oito turmas (total de 228 alunos) das quais duas (57 alunos) não tiveram acesso a WebQuest. Após a prática o trabalho foi avaliado, estabelecendo o desempenho percentual de todos os alunos. Os resultados mostraram que os alunos que fizeram estudo dirigido com a WQ obtiveram um melhor resultado nos testes avaliativos, demonstrado maior domínio do assunto e fixação do conhecimento, em contraste com os alunos que não tiveram contato com a WQ. Este trabalho permitiu dimensionar os usos educacionais da WebQuest no estudo cooperativo do metabolismo humano, assim como no estimulo de processos investigativos que facilitaram a construção do conhecimento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons