Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf614,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
Autor(es): Lima, Maria Izabella Cunha
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Bares
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Administração estratégica
Empresas - faturamento
Marketing
Data de apresentação: 9-Jul-2012
Data de publicação: 24-Jan-2013
Referência: LIMA, Maria Izabella Cunha. Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília. 2012. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O segmento de bares e restaurantes está submetido a ciclos de curto prazo, por ser uma indústria afetada por modismos e altamente competitiva. Além disso, essa indústria é altamente dependente da situação econômica do país. O mercado de bares e nightclub apresenta uma das maiores taxas de falências do varejo americano. No Brasil, o cenário não é muito diferente. A causa dessa altíssima mortalidade está relacionada com a inexperiência dos empresários e da falta de conhecimento gerencial – discernir o que funciona ou não para a organização. O impacto de ações promocionais – como eventos, panfletagem, promoção de vendas, entre outros – no faturamento pode ser positivo, negativo ou inexpressivo, sendo que algumas ações têm melhores resultados que outras. No entanto, há outras variáveis setoriais e ambientais que se misturam nessa equação: a inflação, os feriados e as chuvas são algumas delas. Encontrar as situações que fazem com que essas estratégias sejam eficazes e analisar seu retorno é uma competência fundamental para o sucesso. Assim, estudou-se o impacto das estratégias promocionais, bem como de variáveis ambientais e setoriais do segmento de bares, no desempenho no faturamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa com modelagem econométrica a partir de dados longitudinais de 13 meses consecutivos de cada bar. Foi utilizada a Estimativa de Equações Generalizadas Lineares para gerar quatro análises: o modelo base, o modelo geral, o modelo específico para cada bar e o modelo de efeito defasado em até dois meses após a implementação das ações promocionais. O resultado apontou que a força negativa da inflação no setor é quase tão forte quanto a soma de todas as ações promocionais significativas apresentadas. Conclui-se que as melhores formas de aumentar o faturamento dentro de três meses são promoções de vendas, eventos e publicações em redes sociais. A pesquisa é de grande importância para gerentes de bares que procuram melhorar as formas de mensuração e aumentar o seu faturamento através de investimentos em promoção.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons