Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NilzaOliveiradeFaria.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O bioma Cerrado e a extinção do lobo-guará
Autor(es): Faria, Nilza Oliveira de
Orientador(es): Neves, Anne Caroline Dias
Assunto: Lobos
Animais - extinção
Preservação ambiental
Diversidade biológica
Cerrado
Data de apresentação: Ago-2012
Data de publicação: 22-Jan-2013
Referência: FARIA, Nilza Oliveira de. O bioma Cerrado e a extinção do lobo-guará. 2012. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2012.
Resumo: Neste relatório monográfico examina-se o bioma Cerrado e as ameaças de extinção do lobo-guará. Um dos intuitos é promover um alerta sobre a necessidade de nos voltarmos para ações e iniciativas que priorizem a preservação do Cerrado e sua biodiversidade. É preciso que se construa uma visão crítica sobre a problemática da devastação do Cerrado em conjunto com todo o contexto que envolve nossa inter- relação com a natureza. Além dos dados conceituais, técnicos e históricos, observaremos que o bioma Cerrado e seu ecossistema, é vítima de uma série de ameaças que vão desde a simples invasão humana (caça, queimadas, construções ilegais) até os grandes projetos econômicos como a agroindústria. Busca-se neste trabalho, reunir informações para que se possa compreender com propriedade o problema da devastação do Cerrado e da extinção de espécies vegetais e animais, como o lobo-guará. Na tentativa de uma conclusão – que é na verdade um processo – expõe-se a atual situação do bioma Cerrado sob uma perspectiva geral e objetiva. Espera-se que este trabalho possa contribuir significativamente para que as novas gerações possam conhecer o problema e propor soluções efetivas, racionais e duradouras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons