Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IlsaFerreiradaSilvaCastro.pdf405,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem significativa no ensino de biologia para alunos de escolas rurais
Autor(es): Castro, Ilsa Ferreira da Silva
Orientador(es): Gómez Mendoza, Diana Paola
Assunto: Educação do campo
Biologia - estudo e ensino
Aprendizagem
Prática de ensino
Data de apresentação: Ago-2012
Data de publicação: 22-Jan-2013
Referência: CASTRO, Ilsa Ferreira da Silva. Aprendizagem significativa no ensino de biologia para alunos de escolas rurais. 2012. viii, 24 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: Aprendizagem significativa tema inicialmente abordado por David Ausubel, refere-se à aquisição de conhecimentos de forma organizada e estabilizada. As ideias prévias do aluno devem interelacionar com o conteúdo da disciplina, proporcionando-o a reorganização de sua estrutura cognitiva gerando novos conceitos e princípios. Ensinar de forma significativa é deixar o aluno interagir com o novo, relacionando seu conhecimento prévio com o novo conhecimento. O presente trabalho objetiva técnicas de ensino aprendizagem em escolas rurais e para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com diferentes autores, evidenciando possibilidades de tornar o ensino de Biologia em escolas rurais significativo, e também de propor uma proposta aos educadores de como tornar suas aulas significativas. Para concretização deste, foi feito visitas em escolas rurais para verificação de reais necessidades dos professores e alunos frente à obtenção de uma aprendizagem significativa e das ferramentas utilizadas em sala de aula para tornar o ensino significativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons