Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4381
Título: | Parâmetros curriculares nacionais e a nova concepção de competência comunicativa : a utilização do megainstrumento da linguagem |
Autor(es): | Gomes, Felipe Silva |
Orientador(es): | Bortone, Márcia Elizabeth |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino Currículo escolar Comunicação Linguagem e educação |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 21-Jan-2013 |
Referência: | GOMES, Felipe Silva. Parâmetros curriculares nacionais e a nova concepção de competência comunicativa: a utilização do megainstrumento da linguagem. [2012]. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A definição de competência comunicativa ainda é obscura para boa parte dos docentes de língua portuguesa. As ideias correntes em várias áreas do estudo da linguagem – Análise do Discurso, Sociolinguística, Psicolinguística – chocam-se com a postura adotada pelo ensino tradicional da língua nacional. As inovações, contudo, alcançaram a gestão governamental e, por meio do levantamento bibliográfico e da revisão de literatura, busca-se mostrar os Parâmetros Curriculares Nacionais como pioneiros na normatização e direcionamento do novo paradigma de competência comunicativa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The definition of communicative competence is still obscure to a considerable number of Portuguese professors. The current ideas in several areas of language study - Discourse Analysis, Sociolinguistics, Psycholinguistics – clash with the position adopted by the national language traditional teaching. However, innovations have reached governmental management and, through bibliographic research and literature review, this article aims at demonstrating the National Curriculum Parameters as pioneers in the regulation and positioning of the new communicative competence paradigm. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons