Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HildadameSaraivaBinacettSilva.pdf251,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental na escola
Autor(es): Silva, Hildadame Saraiva Binacett
Assunto: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: SILVA, Hildadame Saraiva Binacett. A educação ambiental na escola. 2012. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A relação entre o homem e o meio ambiente ao longo dos anos causou a degradação da natureza, é preciso, portanto, conscientizar as pessoas de que a sua relação com meio ambiente precisa ser revista e reconstruída de forma que os recursos naturais sejam utilizados de forma responsável pelas gerações futuras. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar que a Educação Ambiental na Escola pode contribuir para a preservação do meio ambiente, com proposta centrada na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educando em todos os setores da sociedade. É necessário que a educação ambiental não esteja reduzida à uma nova disciplina ou componente curricular dentro da educação formal, porém, é imprescindível a promoção de ações pedagógicas que promovam a sensibilização dos indivíduos quanto às causas ambientais por meio de uma nova abordagem curricular através de uma reorientação das ações nas escolas, de modo a transformar os temas trabalhados através da educação ambiental em conteúdos significativos para os alunos. Diante dessa perspectiva, o professor aparece como agente no processo de formação de uma prática crítico reflexiva, por meio de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar da educação ambiental, com um olhar global acerca da vida cotidiana, buscando inferir significado às ações desenvolvidas no processo educacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons