Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaPaulaGuimaraesLopes.pdf595,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Residuos solidos da Cidade Ocidental-GO
Autor(es): Lopes, Ana Paula Guimarães
Orientador(es): Alcântara, Patricia de Fatima Pires de
Assunto: Lixo - reciclagem
Resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: LOPES, Ana Paula Guimarães. Residuos solidos da Cidade Ocidental-GO. 2012. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo aborda a questão ambiental que envolve o descarte e destino do lixo recolhido pelo programa de Coleta Seletiva da Cidade Ocidental –GO. Para alcançar o objetivo principal do trabalho, que foi verificar se a população tem consciência do que é a coleta seletiva e sua importância e se realizam adequadamente a proposta de coleta seletiva do município, realizaram-se entrevistas através de questionários e de gravações. Os entrevistados foram moradores da cidade e coordenadores do projeto da Coleta Seletiva. Este projeto conta com a cooperação de ex-catadores de lixo, que hoje trabalham na cooperativa para terem uma renda sem precisar ficar expostos ao sol em lixões da cidade e de coordenadores biólogos que estão à frente junto à prefeitura na organização. Trabalhou-se também, de modo secundário, a Educação Ambiental na Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I, com estudantes de 9º ano. Os estudantes auxiliaram na aplicação dos questionários e participaram das visitas à cooperativa de reciclagem da cidade. Assim puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a coleta seletiva e reciclagem. A análise dos resultados demonstrou que em relação à produção de lixo, 75% não percebem a quantidade gerada, mas o mesmo percentual faz a separação em orgânico e seco em suas residências. Assim, estes 75% também foram obtidos quanto à viabilidade da coleta seletiva ser realizada nas residências. Mas apesar da maioria separar o lixo, dizer que a coleta seletiva é viável, os resultados também demonstraram que a população não se sente motivada a praticar esta coleta. A população, em 85%, mostrou-se interessada em obter retorno financeiro para praticar a coleta seletiva. Portanto, apesar de parecer informada sobre o assunto em questão, a população não está consciente do que realmente seja a coleta seletiva e sua importância. É preciso reforçar os fatores que envolvem o projeto de Coleta Seletiva na Cidade Ocidental – GO, assim será possível fazer com que a população compreenda que participar da Coleta Seletiva é contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons