Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ClaudiaFonsecadeSouza.pdf622,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do professor de biologia e a sua atuação no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Souza, Cláudia Fonseca de
Orientador(es): Neves, Anne Caroline Dias
Assunto: Professores de biologia - formação
Educação permanente
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: SOUZA, Cláudia Fonseca de. A formação do professor de biologia e a sua atuação no processo de ensino e aprendizagem. 2012. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: A atuação dos profissionais da educação ao longo dos anos sempre se pautou na boa vontade e na disposição em enfrentar as dificuldades do processo de ensino. A ideia sempre foi aquela de que o magistério é uma vocação e, como tal, requer generosidade e desprendimento (Libâneo, 2000). Conforme Masetto (2003), a escola precisa de um professor que forme com os seus alunos um grupo de trabalho com objetivos comuns, que incentive a aprendizagem de uns com os outros, que estimule o trabalho em equipe, a busca de solução para problemas em parcerias, que acredite na capacidade de seus alunos aprenderem com seus colegas, o que muitas vezes é mais fácil do que aprender com o próprio professor. Um docente que seja um motivador para o aluno realizar as pesquisas e os relatórios, que crie condições contínuas de feedback entre aluno-professor e aluno-aluno (Perrenoud, 2000). Nos últimos anos, a educação sofreu muitas modificações na tentativa de acompanhar o processo evolutivo e conseguir obter um ensino de qualidade para todos os brasileiros (CF, 1988). Contudo, esta pesquisa visa abordar informações sobre a capacitação profissional dos professores que se encontram em exercício do magistério para melhor esclarecer informações à respeito das dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Entre os resultados encontrados verificou-se que a maioria dos professores realizam cursos de capacitação profissional visando o aumento salarial e não a melhoria de sua prática docente.
Abstract: The role of education professionals over the years has always been guided on the goodwill and willingness to face the difficulties of the teaching process, which many times associated with a low salary, the teacher turned into a hero and his performance is seen as a priesthood. The idea was always that of the teaching is a vocation and as such requires generosity and selflessness. Many changes have occurred we can not accept the teaching in our schools as something static. As Masetto (2003, p.30), the school needs, a teacher with her students form a working group with common goals, to encourage learning from each other, which encourages teamwork, the pursuit for solving problems in partnership, who believes in the ability of their students learn from their colleagues, which is often easier than learning from the teacher himself. A teacher who is a motivator for the students conduct research and reports, to create conditions for continuous feedback between teacher-student and student-student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons