Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JeanderFillypeGoncalvesLemes.pdf119,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Vereda : uma vivência em química, várias reflexões
Autor(es): Lemes, Jeander Fillype Gonçalves
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Evasão escolar
Repetência
Fracasso escolar
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 14-Jan-2013
Referência: LEMES, Jeander Fillype Gonçalves. Programa Vereda: uma vivência em química, várias reflexões. 2011. [32] f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os esforços em se combater problemas educacionais tem se mostrado crescente. Dentre os problemas educacionais enfrentados atualmente está o fracasso escolar que se configura, principalmente, em múltiplas repetências, retendo jovens com idade avançada em séries abaixo das esperadas gerando uma desordem no fluxo escolar. A defasagem idade-série é responsável, dentre outras causas, pela evasão escolar, mais do que isso é preciso lidar com as dificuldades enfrentadas por aqueles alunos defasados o que nem sempre a escola e o professor estão preparados, esses jovens ao se deparar com uma realidade, dentro de sala de aula, discrepante da que necessita acaba por entrar em um ciclo de sucessivas reprovações, abaixando sua auto-estima, perdendo a vontade de estudar e possivelmente abandonando os estudos. A escola por si só não está preparada para superar a questão da defasagem, nesse sentido o Governo do Distrito Federal na busca por melhorar os altos índices de atraso escolar, implantando, em 2008, o Programa de Intervenção Metodológica para Correção do Fluxo Escolar – Vereda –, no qual foi depositada a responsabilidade de reverter a defasage série-idade. Através de uma metodologia diferenciada e reduzindo a carga horária propicia aos alunos avançar em seus estudos possibilitando, entao, que concluam seus estudos ou retornem as séries adequadas à sua faixa étaria.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4331
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons