Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ClaudioRafaelArmijoJardim.pdf476,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benchmarking no setor público : o processo e as contribuições : uma pesquisa-ação em um governo estadual
Autor(es): Jardim, Cláudio Rafael Armijos
Orientador(es): Novais, Sueli Menelau de
Assunto: Benchmarking (Administração)
Administração pública
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 14-Jan-2013
Referência: JARDIM, Cláudio Rafael Armijos. Benchmarking no setor público: o processo e as contribuições: uma pesquisa-ação em um governo estadual. 2012. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como a aplicação de um processo de benchmarking contribuiu para uma secretaria estadual de saúde. Para isso, realiza-se uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio do método de pesquisa-ação. Nesse contexto, o autor insere-se no trabalho, participando como consultor. Foi estudado um processo de benchmarking ocorrido no escopo de um projeto de consultoria em uma secretaria. A aplicação da ferramenta objetivou identificar e analisar práticas e experiências bem sucedidas, servindo como um insumo para a elaboração de um Plano de Ação para a melhoria da gestão interna do órgão e do desempenho das políticas públicas coordenadas por esse órgão. Após a descrição do trabalho, foi possível identificar os desdobramentos e resultados do uso do benchmarking no órgão e, também, analisar os benefícios e limites do uso da ferramenta a partir da experiência estudada. Ao final, o autor apresenta um conjunto de recomendações para a aplicação da ferramenta em órgãos públicos. Desse modo, espera-se que a pesquisa contribua para disseminar a prática do benchmarking na gestão pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons