Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ViviannedaRochaRodrigues.pdf2,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital
Autor(es): Rodrigues, Vivianne da Rocha
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Crianças
Interação homem-máquina
Informação digital
Data de apresentação: 26-Jun-2012
Data de publicação: 14-Jan-2013
Referência: RODRIGUES, Vivianne da Rocha. A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital. 2012. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta sucintamente a interação entre criança da primeira infância com a informação digital tendo como suporte o bibliotecário inserido nesse contexto. As crianças desse século nascem no mundo digital, são os chamados “nativos digitais”, com uma facilidade maior que a de seus pais, utilizam habilidosamente aparelhos digitais. As crianças da primeira infância interagem por meio de instrumentos digitais com a informação lúdica, em casa e ou na escola. Elas jogam, brincam se divertem e como consequência, aprendem. O objetivo que permeou a pesquisa foi a curiosidade em relação à interação entre a criança da primeira infância e a informação digital. Para que o mesmo fosse atingido considerou-se como instrumentos de coleta um questionário infantil, um questionário para um educador e um experimento com as crianças. O estudo visou de modo geral sentir, observar o que interessam aos nativos digitais e abordar concisamente os jogos, leitura, criança e o bibliotecário. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study tried to briefly present the interaction between baby children and digital information, supported in this context by the librarian. The children of this century, called "digital natives", are born in a digital world, and are able to skillfully use digital devices, in easier ways than their parents do. Early children interact with playful information through digital resources, at home or at school. They play games and have fun, and as a result, they learn. The aim of the research was the curiosity regarding the interaction between the early child and digital information. One questionnaire for the children, one for the educators and an experiment with children were considered the collecting tools for this aim to be achieved. In a general way, this study intended to observe the interests of the digital natives, concisely approaching the games, the reading, the children and the librarians.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2012.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons