Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarolinaTrinceSilva.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas de gestão de pessoas : interferências nas atitudes frente à mudança organizacional
Autor(es): Silva, Caroline Trince
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Administração de pessoal
Data de apresentação: 18-Set-2012
Data de publicação: 10-Jan-2013
Referência: SILVA, Caroline Trince. Políticas de gestão de pessoas: interferências nas atitudes frente à mudança organizacional. 2012. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de estudos sobre mudança organizacional, buscou investigar as possíveis relações entre as políticas de gestão de pessoas e as atitudes que os indivíduos podem manifestar frente à mudança organizacional. Considera-se o tema relevante, pois as atitudes dos indivíduos frente à mudança organizacional adquirem importância fundamental quando constatado seu papel de sucesso nos processos de mudança organizacional (NEIVA, 2004). Para tanto, esta pesquisa, de caráter correlacional, considerou um universo de 47 indivíduos de uma empresa pública do Distrito Federal. Aplicaram-se dois instrumentos, a saber: a Escala de Percepção de Políticas de Recursos Humanos (EPRH), validada por Demo (2011), composta por 40 itens, divididos em seis fatores, quais sejam as políticas de Recrutamento e Seleção, Envolvimento, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Condições de Trabalho, Avaliação de Desempenho e Competências, Recompensas. A outra escala foi a de Atitudes dos Indivíduos Frente à Mudança Organizacional, validada por Neiva, Ros e Paz (2004), composta por 46 itens, divididos em três fatores, quais sejam: temor, ceticismo e aceitação. Como resultado da primeira escala, obteve-se a média de percepção de cada política, sendo a Política de Condições de Trabalho com menor média e a Política de Recrutamento e Seleção com maior média. Com a segunda escala, foi possível destacar a atitude de temor com a maior média. Por meio da correlação entre as nove variáveis, os resultados da pesquisa apontaram relação significante entre as seis políticas de GP e a atitude de aceitação, demonstrando que quanto mais as políticas são percebidas na organização maior é a atitude de aceitação dos indivíduos diante à mudança. Outras correlações encontradas foram com a atitude de temor e as políticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Avaliação de Desempenho e Competências e Recompensas. Consideram-se os resultados obtidos como subsídios válidos para futuras intervenções na empresa abordada, além de relevância acadêmica em relação aos estudos de mudanças já realizados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons