Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DanielaMeirelesBorba.pdf849,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento pós-compra de produtos eletrônicos : uma proposta avaliativa para o descarte de celulares e computadores
Autor(es): Borba, Daniela Meireles
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Lixo eletrônico
Comportamento do consumidor
Eliminação de resíduos
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 9-Jan-2013
Referência: BORBA, Daniela Meireles. Comportamento pós-compra de produtos eletrônicos: uma proposta avaliativa para o descarte de celulares e computadores. 2012. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O século XXI é marcado pelo grande avanço e surgimento de novas tecnologias. Essas novas tecnologias, ao mesmo tempo que vêm para facilitar o cotidiano das pessoas, acabam trazendo um grande problema: o aumento no consumo de produtos eletrônicos e o consequente aumento do lixo eletrônico. Dessa forma, esse trabalho, de natureza exploratória e qualitativa, teve como objetivo entender o comportamento declarado do consumidor brasiliense no descarte de seus produtos eletrônicos, levando em consideração como esse consumidor realiza o descarte, seu entendimento acerca desse descarte, suas expectativas e ao final, com base nas entrevistas realizadas, propor uma escala para a avaliação do comportamento do consumidor no descarte de celulares e computadores. A fim de refinar a coleta dos dados, optou-se por concentrar o estudo no descarte de celulares e computadores, produtos esses mais comuns à população e que são objeto de trocas mais constantes. Por meio das entrevistas individuais semiestruturadas, identificou-se que a maioria das pessoas vendem, doam ou guardam seus eletrônicos usados – mesmo que não funcionem mais – por não saberem o que fazer com eles. Além disso, foi identificado que as pessoas até entendem o problema do lixo eletrônico, mas existem quatro fatores que se mostram como os maiores empecilhos ao descarte correto: falta de informação, dificuldade de acesso a coletores específicos, valor econômico empregado na compra e os esforços necessários para se realizar o descarte (citado no estudo como sendo a comodidade das pessoas). O estudo realizado corrobora com os outros estudos na área e pode fornecer às empresas de eletrônicos, identificadas como as principais responsáveis por dar uma destinação correta aos eletrônicos que fabricam, um meio de realizar políticas de retorno de produtos para reciclagem e reaproveitamento e ao Governo um meio de realizar campanhas públicas de incentivo ao descarte correto, atingindo os consumidores de forma mais efetiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons