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Título: A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
Autor(es): Mazzei, Andréa Tôgo
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Processo decisório
Consumidores - atitudes
Data de apresentação: 28-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: MAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A responsabilidade social empresarial é um assunto que vem sendo amplamente discutido, tanto no âmbito acadêmico quanto na realidade das organizações. Entretanto, ainda há uma relativa escassez de estudos que relacionem os efeitos, no comportamento dos consumidores, das ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas. O objetivo desse estudo consiste, portanto, em analisar e descrever como essas ações influenciam o processo decisório dos consumidores conscientes. Para isso, a coleta de dados se dividiu em duas etapas: inicialmente foram aplicados questionários para a identificação dos consumidores conscientes, e em seguida foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com esses consumidores, sendo que os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística e a uma análise de conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam que a influência das ações de responsabilidade social sobre o comportamento dos consumidores conscientes ainda é pouco significativa, tendo em vista que esse aspecto parece atuar mais como critério secundário no momento da compra do que como atributo essencial do produto. Conclui-se, portanto, que apesar de a responsabilidade social empresarial ser valorizada pelos consumidores, ainda não exerce um papel de destaque nas suas decisões de compra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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