Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarinaForlanCunhaNery.pdf982,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Juventude e as estratégias de redução de danos : a experiência do Serviço de Estudos e Atenção a usuários de Álcool e outras Drogas-SEAD
Autor(es): Necy, Marina Forlan Cunha
Orientador(es): Pereira, Lucélia Luiz
Assunto: Serviço social com adolescentes
Juventude - uso de drogas
Drogas - abuso - tratamento
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: NECY, Marina Forlan Cunha. Juventude e as estratégias de redução de danos: a experiência do Serviço de Estudos e Atenção a usuários de Álcool e outras Drogas-SEAD. 2012. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de verificar em que medida as estratégias de Redução de Danos (RD) auxilia no tratamento de jovens usuários de Substâncias Psicoativas (SPA’s) que ingressaram no Serviço de Estudos e Atenção à usuários de Álcool e outras Drogas (SEAD) do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Pretende-se com esse trabalho identificar as estratégias de RD adotadas pelos profissionais do SEAD no tratamento dos jovens atendidos bem como discutir a diminuição no uso das SPA’s proporcionadas pelas estratégias de RD adotadas pelo Serviço. A pesquisa tem como finalidade também fomentar a discussão sobre políticas públicas para a juventude e sobre a RD. Esta pesquisa fez uso da metodologia qualitativa e apresentou as seguintes etapas metodológicas: 1. levantamento bibliográfico sobre categorias centrais para o desenvolvimento da pesquisa como juventude, políticas públicas, redução de dano; 2. trabalho de campo: a) análise dos questionários de triagem e folhas de evolução dos prontuários de 30 jovens inseridos no SEAD nos anos de 2008 e 2009; b) realização de quatro entrevistas (2 assistentes sociais e 2 psicólogas) com profissionais do SEAD/HUB; 3. análise dos dados coletados e elaboração do TCC. Os resultados dessa pesquisa apontam que a maioria dos jovens abandonaram o Serviço antes da conclusão do tratamento. A análise documental e entrevistas mostraram que os profissionais utilizam as estratégias de RD na maioria dos atendimentos e que em alguns casos, os jovens diminuem a utilização das SPA’s em função do tratamento. Destaca-se também que as mudanças no padrão de consumo dos jovens está relacionada a diversos fatores como tipo de usuário (se dependente ou abusador), afinidade com o serviço ofertado, adoção de trabalho em equipe, apoio familiar, aspectos sociais e psicológicos, recursos institucionais etc. Desta forma, as estratégias de RD auxiliam na redução do consumo de SPA’s e contribuem para a abstinência a longo prazo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons