Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RafaelFloresSoares.pdf778,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
Autor(es): Soares, Rafael Flores
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Internacionalização de empresas
Exportação
Pequenas e médias empresas
Vinícolas
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: SOARES, Rafael Flores. A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos: o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique. 2012. 84 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Tendo em vista a dinamicidade e competitividade que caracterizam o mundo empresarial atualmente, a internacionalização de empresas parece ter se tornado uma interessante estratégia para as organizações. Levando isto em consideração, as micro e pequenas empresas brasileiras vêm, nos últimos anos, buscando contribuir de forma mais significativa com as exportações do país. Apesar disso, as MPEs, ao darem início à sua trajetória internacional, se deparam com inúmeras barreiras e incertezas. Uma das estratégias mais utilizadas por estas empresas para tentar superar os obstáculos impostos à internacionalização é a formação de consórcios de exportação. Este trabalho teve como objetivo descrever como ocorreu o processo de inserção da Lidio Carraro Vinícola Boutique – uma pequena empresa gaúcha de vinhos – no mercado internacional de vinhos e de que forma sua participação no consórcio de exportação Wines of Brasil influenciou este processo. Para o alcance dos objetivos propostos foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a Diretora de Marketing e Vendas da Lidio Carraro e com a Gerente do consórcio Wines of Brasil. Por meio de análises qualitativas foi possível compreender as razões da vinícola para iniciar o processo de internacionalização, os mercados escolhidos pela empresa para exportar seus produtos, as principais barreiras e facilidades encontradas nessa empreitada, as estratégias utilizadas pela empresa para se inserir nos mercados selecionados e sua relação com o consórcio estudado. Verificou-se que, apesar do Brasil não ser reconhecido como país produtor de vinhos de qualidade e valor agregado, não apresentar um setor de vinhos competitivo e não subsidiar e incentivar os produtores locais, os vinhos da Lidio Carraro estão obtendo relativa competitividade e sucesso no tradicional mercado internacional de vinhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons