Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuisaSelvaPasmadjian.pdf710,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura organizacional, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
Autor(es): Pasmadjian, Luísa Selva
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Suporte organizacional
Aprendizagem
Estrutura organizacional
Trabalho - desempenho humano
Data de apresentação: 20-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: PASMADJIAN, Luísa Selva. Estrutura organizacional, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2012. 95 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo buscou verificar, empiricamente, os efeitos das percepções dos indivíduos sobre suporte à aprendizagem e componentes/dimensões da estrutura organizacional sobre o desempenho humano no trabalho. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e explicativa. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação de questionários com as escalas de organização do trabalho, suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho, a primeira ainda em etapa de validação e as duas últimas previamente validadas. Realizou-se a pesquisa na Diretoria de Serviços Corporativos do Sistema Indústria e contou-se com uma amostra de 68 funcionários de uma população de 239. Os dados foram avaliados e categorizados com o auxílio do aplicativo SPSS 20.0. Quanto aos resultados obtidos nas escalas de Suporte à Aprendizagem e Organização do Trabalho, percebe-se uma heterogeneidade quando se trata de autonomia e hierarquia, o que pode significar a existência de subculturas. Já os resultados da escala de Desempenho no Trabalho, mesmo apresentando aspectos a nível individual, mostraram-se mais homogêneos quando se trata do autogerenciamento do desempenho e um pouco mais heterogêneos quando se envolve fatores externos que podem impactar o desempenho humano no trabalho. Na análise correlacional entre as dimensões de cada escala, todos os coeficientes de correlação obtidos são positivos e tem nível de significância com p< 0,01.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons