Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FernandaLopesVilela.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) : análise do papel dos agentes financeiros na concentração de recursos
Autor(es): Vilela, Fernanda Lopes
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Crédito rural
Agricultura familiar
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: VILELA, Fernanda Lopes. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): análise do papel dos agentes financeiros na concentração de recursos. 20112. 137 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar se os agentes financeiros exercem influência na concentração dos recursos nos grupos mais abastados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) através de imposição de barreiras ao acesso dos grupos mais pobres (grupos A, B e A/C), seja por desobediência às regras ou por não prestar atendimento adequado aos potenciais beneficiários. Para tanto, fez-se entrevistas semiestruturadas com dezessete beneficiários do grupo A e dois do A/C e com duas presidentes de sindicatos de municípios cujos números de beneficiários do grupo B representavam cerca de 80% do total, com vistas a investigar as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários para a aquisição de financiamento frente à instituição financeira; com três extensionistas rurais da EMATER, dois funcionários da SAF, os quais possuem experiência prática sobre a condução do programa; e com um Doutor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UNB (PROPAGA) que orienta projetos direcionados à Agricultura Familiar, o qual possui amplo conhecimento teórico sobre o PRONAF; com o intuito de apresentar diferentes visões sobre os problemas ligados à concessão de crédito. Como resultado, foram encontrados alguns problemas pontuais no processo de concessão de crédito, os quais não são capazes de isoladamente caracterizar os agentes financeiros como concentradores dos recursos. A exclusão dos beneficiários mais pobres do sistema financeiro e, consequentemente do acesso aos recursos do PRONAF estão muito mais ligados aos fatores que causam inadimplência como qualidade da assistência técnica prestada e falta de aptidão para o trabalho no campo, à demora na liberação de licença por órgãos ambientais e às normas do Manual de Crédito Rural que às barreiras (isoladas) impostas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons