Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SolangedasGracasCoutinhoLeite.pdf770,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da atividade física para formação social do adolescente
Autor(es): Leite, Solange das Graças Coutinho
Orientador(es): Oliveira, Ana Amélia Neri
Assunto: Qualidade de vida
Educação física para crianças
Educação física (Ensino fundamental)
Adolescentes
Atividade física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 7-Jan-2013
Referência: LEITE, Solange das Graças Coutinho. A importância da atividade física para formação social do adolescente. 2012. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O trabalho envolve a área Educação Física escolar e tem como sujeitos pesquisados 11 professores da disciplina em questão. O estudo investigou a influência da atividade física na qualidade de vida dos alunos das séries final do Ensino Fundamental da rede municipal de Formosa-GO na visão do professor de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que teve com delineamento o estudo de caso, também utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Foram sujeitos da pesquisa 11 professores de 04 escolas do município citado. Os instrumentos de coleta de dado usados na investigação foram: questionário e observação. Os resultados apontam que 09 dos professores, ou seja 82% responderam que seu trabalho está pautado na atividade física atrelada aos princípios de saúde coletiva que envolvem aspectos físicos e questões afetivas, sociais e econômicas. Dos sujeitos participantes, 08 (73%) fazem opção para esportes e jogos como proposta metodológica da escola e do professor focada na educação e saúde, a ser desenvolvida de forma lúdica. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work involves the area of school physical education, and its research subjects 11 teachers of the discipline in question. The study investigated the influence of physical activity on quality of life of students in grades end of primary education in the municipal FORMOSA-GO in view of the physical education teacher. This is a descriptive study with qualitative approach that had to design the case study, also used the bibliographical research and documentary. Research subjects were 11 teachers from 04 schools of the city cited. The instruments of collection used in research were: questionnaire and observation The results show that 09 teachers, or 82% responded that their work is guided in the physical activity harnessed to the principles of collective health that involve physical aspects and affective questions, social and economic. From the participating subjects, 08 (73%) option to make sports and games as methodological proposal of the school and the teacher focused on education and health to be developed in ludic manner.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa Pró-licenciatura em Educação Física a Distância, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons