Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LeandroCunhaSimoes.pdf627,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo e afiliação religiosa : a ação empreendedora motivada por instituições religiosas neopentecostais de Brasília
Autor(es): Simões, Leandro Cunha
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empreendedorismo
Igrejas protestantes
Pentecostalismo
Data de apresentação: 20-Set-2012
Data de publicação: 7-Jan-2013
Referência: SIMÕES, Leandro Cunha. Empreendedorismo e afiliação religiosa: a ação empreendedora motivada por instituições religiosas neopentecostais de Brasília. 2012. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Organizações religiosas protestantes vêm desenvolvendo tendências de gestão similares às das organizações empresariais, tanto em sua forma de organização hierárquica como no foco em resultados, estes, porém, convertidos aos seus membros. Por um lado, as igrejas vêm proporcionando, de modo crescente, recursos organizacionais voltados para treinamento e gestão de empresários e potenciais empreendedores. Por outro, nos cultos presenciais, nos meios de comunicação e nas reuniões de empresários, são transmitidas mensagens de exaltação ao sucesso econômico e celebração do enriquecimento, que se refere à teologia da prosperidade. Neste contexto e tendo por objetivo investigar a relação do empreendedorismo e esta temática, este trabalho adota como seus objetivos: (a) investigar a relação teórica entre empreendedorismo, afiliação religiosa e capital social, (b) investigar a dinâmica da ação empreendedora em indivíduos afiliados a instituições religiosas protestantes neopentecostais, (c) analisar a visão da igreja com relação à prosperidade de seus membros e seu envolvimento com o empreendedorismo e (d) analisar de que forma a afiliação religiosa impacta a ação empreendedora dos indivíduos. Opta-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória, que contou como instrumento entrevistas semiestruturadas, em que os participantes foram convidados a narrar parte da sua vida e como se deu todo o processo de empreendedorismo estando afiliado à religião protestante e os fatores críticos neste ínterim. Participaram da pesquisa três empresários afiliados a uma igreja protestante e três pastores de três igrejas protestantes distintas, todos do Distrito Federal. A análise do material gerado a partir da transcrição das entrevistas foi realizada por meio do método de análise de conteúdo. Após a análise e discussão dos resultados obtidos nas entrevistas, foi possível compreender que as igrejas protestantes neopentecostais têm interesse de propagar a visão empreendedora, bem como a da prosperidade financeira de seus membros, para aqueles que possuem esta visão, e, além disso, contam com uma estrutura para atender a este determinado público, inclusive na ideia de construção de capital social entre os mesmos para crescimento e sustentabilidade de seus negócios.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons