Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LorenaFernandesSilva.pdf568,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto atual do capitalismo
Autor(es): Silva, Lorena Fernandes
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Exploração sexual
Crime contra a criança
Estatuto da Criança e do Adolescente
Neoliberalismo
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: SILVA, Lorena Fernandes. O fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto atual do capitalismo. 2012. 38 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho trata de uma das mais perversas formas de violação de direitos contra a criança e o adolescente, a exploração sexual. Para nos aproximarmos de uma compreensão deste fenômeno, é necessário um olhar sobre o contexto em que este se insere. Assim, o trabalho se baseia na contribuição metodológica e no fornecimento de dados gerados a partir da pesquisa A Trajetória Social da Criança e do/a Adolescente em Situação de Exploração Sexual na Rodoviária e no Setor Comercial Sul de Brasília para fazer um paralelo com a literatura especializada sobre a atual fase do capitalismo, compreendendo suas transformações na ordem do mundo do trabalho bem como seu processo de (contra)reforma, entendendo as conseqüências de tais características como desafios para o enfrentamento da exploração sexual. Foi possível identificar, através das histórias de vidas dos/as adolescentes participantes da pesquisa A Trajetória, transformadas em análises situacionais, características que envolvem o mundo do trabalho, as consequências da hegemonia neoliberal, revelados que os princípios em defesa da criança e do/a adolescente conquistados pela formulação do ECA não refletem nas políticas públicas. Por último o estudo ressalta a importância da construção metodológica na pesquisa A Trajetória com forma de combater a ESCA e outras violações de direitos contra a infância e a adolescência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons