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Título: Lomografia e juventude : consumo, cultura material e rolês
Autor(es): Soares, Bruno Borges Gallo
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Juventude
Lomografia
Fotografia
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: SOARES, Bruno Borges Gallo. Lomografia e juventude: consumo, cultura material e rolês. 2012. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Pretende-se, com este estudo, entender como os conceitos de Lomografia e Juventude se constroem de maneira mútua, por meio da observação participante de um grupo de lomógrafos da cidade de Brasília, nos chamados Lomo-Rolês. A partir da ótica do consumo e da cultura material, a câmera, o filme fotográfico e a prática lomográfica foram compreendidos como símbolos sociais que permitem uma análise crítica da Lomografia e da cultura juvenil. Lomografia e Juventude são, portanto, pontos de partida para a compreensão de como se estabelece uma nova lógica fotográfica, onde a fotografia analógica é ressignificada e revalorizada, com base na materialidade, na história dos objetos e na cultura juvenil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work is intended to understand how the concepts of Lomography and Youth help to built each other, with the use of participant observation of a group of lomographers from Brasilia, in the so-called Lomo-Rolês. Based on the consumption and material culture studies, the camera, the film and the lomographic practices were taken as social symbols that lead to a critical analysis of the Lomography and the youth culture. Lomography and Youth are, in this sense, key points to the comprehension of how a new photographic logic is being established, where the analog photography is resignified and revaluated, with the use of materiality, history of the objects involved and the youth culture.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2012.
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